31 3223.7554
Twitter do Dr. Otávio Boaventura Facebook do Dr. Otávio Boaventura
Sociedade Brasileira
             de Cirurgia Plástica

Cirurgia Plástica

A beleza e a harmonia corporal não fazem sentido se não andarem a par e passo com a saúde. Assim, a segurança do paciente a ser submetido a uma cirurgia plástica é um fator fundamental para o sucesso do procedimento.

O primeiro passo é a escolha do profissional. Este, além dos 6 anos de Medicina, deverá ter cursado pelo menos 2 anos em Cirurgia Geral e outros 3 em Cirurgia Plástica. Para ter certeza de que seu médico tem formação adequada, verifique se ele consta como especialista no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Outro ponto importante é definir o vulto da cirurgia. Quanto maior o tempo de duração da cirurgia e a perda sanguínea, maior será a chance de desenvolver complicações. Pacientes hígidas e mais jovens geralmente suportam bem procedimentos mais longos. Por outro lado, idosos, pessoas com cardiopatias ou com outra comorbidade devem evitar procedimentos maiores sempre que possível. Cada paciente tem o seu limite e cabe ao cirurgião, juntamente com o médico anestesiologista, definir a melhor estratégia cirúrgica para cada caso.

Alguns itens de segurança devem ser observados. O uso de botas pneumáticas é importante na prevenção da trombose e embolia pulmonar e deve ser usada em procedimentos de médio e grande porte. A deambulação precoce, uso de medicamentos anticoagulantes e interrupção de anticoncepcionais orais (quando tais medidas forem indicadas), além de uma correta hidratação são outros fatores que reduzem o risco de complicações tromboembólicas. O uso do aparelho de vibrolipoaspiração permite um procedimento mais suave : menor trauma e menor tempo cirúrgico e recuperação mais rápida , reduzindo a dor em até 95% no pós-operatório. Utilizamos o aparelho americano da marca MICROAIRE, considerado o melhor e mais seguro do mundo.

É importante que a cirurgia seja realizada em ambiente hospitalar, com toda a segurança que este permite: um centro cirúrgico bem equipado, sala de recuperação pós anestésica, enfermagem treinada e preparada, além de UTI. A presença de um médico anestesiologista, ao lado da paciente durante todo o tempo de cirurgia, é fundamental em qualquer procedimento.

O paciente deve estar ciente de que toda cirurgia envolve riscos. Cabe ao bom médico a tarefa de reduzir a chance de ocorrência de eventos adversos e proporcionar ao seu paciente o máximo de segurança durante o procedimento para que todo o processo ocorra da melhor maneira possível.

Conheça mais sobre Implante Capilar e Tricologia BH.